terça-feira, 24 de abril de 2012

Um exercício de direito: aprender a liberdade



E estamos na véspera do grande dia. Entramos enfim pela madrugada que gerou os filhos da liberdade e pelos vistos entramos a correr, mas não todos. Enquanto uns correm ( atrás ou à frente??!!!) à liberdade, outros, na ânsia de exercerem a sua, passam fome.

Passo a explicar,

constituição da república portuguesa diz no seu artigo 9º que as tarefas fundamentais do Estado são:



Artigo 9.º
Tarefas fundamentais do Estado
São tarefas fundamentais do Estado:
a) Garantir a independência nacional e criar as condições políticas, económicas, sociais e culturais que a promovam;
b) Garantir os direitos e liberdades fundamentais e o respeito pelos princípios do Estado de direito democrático;
c) Defender a democracia política, assegurar e incentivar a participação democrática dos cidadãos na resolução dos problemas nacionais;
d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;
e) Proteger e valorizar o património cultural do povo português, defender a natureza e o ambiente, preservar os recursos naturais e assegurar um correcto ordenamento do território;
f) Assegurar o ensino e a valorização permanente, defender o uso e promover a difusão internacional da língua portuguesa;
g) Promover o desenvolvimento harmonioso de todo o território nacional, tendo em conta, designadamente, o carácter ultraperiférico dos arquipélagos dos Açores e da Madeira;
h) Promover a igualdade entre homens e mulheres.



e no seu artigo 13º ( que numero esquisito, é azar....)

Artigo 13.º
Princípio da igualdade
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.


Ora porque é que numa vila tão encantadora como esta em que eu nasci


em que as diferentes cores da autarquia se têm esforçado por dotar , com o dinheiro dos seus munícipes, tal como está previsto na constituição, de óptimas infra-estruturas de apoio à cultura e ao desporto, quando é necessário fazer alguma prova de maior visibilidade ou interesse publico esta mesma prova se realiza sempre ( e quando digo sempre, ultimamente é mesmo sempre!) ao fundo do jardim, ou em seu redor??? Para que serve então o complexo desportivo municipal (?) 

Eu sei que sou uma minoria, que o grosso da população trabalha de 2ª a 6ª, com um horário normal e definido, mas eu também vivo cá ( HELLLO!!!) e por acaso até trabalho com horários rotativos e sem dias de descanso certos e por acaso gosto de quanto estou a chegar, faminta, a casa,  poder ter acesso a ela. 

É que não são uma nem 3 são muitas, muitas vezes aquelas em que devido ao intenso programa desportivo e cultural ( que apoio e incentivo - e agora não estou a ser irónica) sou literalmente proibida de me chegar ao meu cantinho, ao meu repasto, ao merecido descanso da guerreira!



Pois é! amanhã é o dia da liberdade, mas como eu estou continuamente a repetir desde que me lembro de mim por gente ( coisas que me ensinaram, o que querem...) a liberdade de uns termina quando começa a liberdade dos outros e eu que trabalho, pago os meus impostos e contribuo como posso para a efectiva democratização desta nação à deriva tenho direito a correr atrás daquilo que mais me apraz!!



E se não concordarem comigo façam um favor à minha inteligência : 

Multem-me!!!

 Se é coisa que eu prezo muito é a minha liberdade de pensamento. E tenho dito. 

E como não poderia deixar de ser aqui vos deixo uma das coisas que mais gosto: 


MÚSICA , CULTURA E UMA HOMENAGEM À LIBERDADE




Viva Portugal ( e já agora, deixem viver ) 






Sem comentários:

Enviar um comentário